segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filmworks


Curso de formação em cinema que tem como objetivo preparar profissionais para o mercado audiovisual, capazes de atuarem como Diretores Cinematográficos, com visão criativa e habilidade nas diversas áreas técnicas que envolvem a produção e realização de filmes. O método é estruturado em ciclos de produção, com teoria aplicada e ênfase na prática. As aulas são ministradas por professores experientes, cineastas especializados atuantes no mercado nacional e internacional.
A produção é intensa e constante e os alunos produzem filmes com tecnologia digital e em película. Ao longo dos quatro módulos do curso, estudam e experimentam todas as etapas de produção de filmes: roteiro, produção, direção, fotografia, direção de arte, edição, finalização. Cada aluno participa da realização de no mínimo 10 filmes, dirigindo seus próprios curtas e integrando a equipe dos colegas. Os filmes produzidos são avaliados por uma banca composta por professores e cineastas convidados.
No último semestre, todos os alunos realizam um filme tese de conclusão de curso (TCC). Além disso, os melhores projetos recebem da AIC uma ajuda de custo em dinheiro, a ser usada na produção do filme.
A cada semestre são realizadas mostras em salas especializadas de cinema, e seleções para participação em festivais da AIC e no circuito nacional e internacional de festivais. E os alunos também podem ser selecionados para um programa exclusivo de trainee em produtoras parceiras (atualmente O2 Filmes e Conspiração Filmes).
O Filmworks é um  Curso Técnico de Direção Cinematográfica reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O diploma possibilita o registro profissional (DRT).
Eventos especiais:
Semana de Orientação: uma semana inteira de exibições de filmes e palestras com cineastas convidados, brasileiros e internacionais. Inaugura o ano letivo.
Ciclo de 10: uma mostra em sala especializada de cinema dos 10 melhores filmes produzidos por alunos do Filmworks durante o ano. Os selecionados concorrem automaticamente no Filmworks Film Festival.
Filmworks Film Festival: é o festival interno da AIC, em que 20 filmes concorrem anualmente em diversas categorias técnicas e criativas, incluindo Melhor Filme. Os filmes são avaliados por um júri composto por diretores, produtores e jornalistas convidados, e os vencedores recebem prêmios materiais para realização de um próximo filme e têm custos de envio cobertos para 10 festivais nacionais e internacionais de sua escolha. Os filmes são exibidos em sala especializada de cinema.
Mostra Autorretrato: exibição dos primeiros filmes produzidos pelos alunos da AIC, logo no início do curso. Acontece num bar, como um evento de confraternização.
Palestras e aulas especiais: uma programação contínua ao longo do ano, com cineastas nacionais e internacionais convidados, produtores, técnicos, distribuidores, e diversas empresas e profissionais de cinema.
Por que fazer Filmworks?
  • É o único curso de formação em cinema realizado em dois anos no Brasil.
  • Receba o treinamento e as credenciais necessárias para obter seu DRT
  • Faça estágio em algumas das melhores produtoras de cinema do país
  • Faça pelo menos 10 filmes ao longo do curso
  • Trabalhe tanto com tecnologia digital como fotoquímica
  • Crie em diversos gêneros de ficção, e também em outras linguagens, como documentário e transmídia
  • Aprenda com alguns dos melhores profissionais de cinema do país
  • Tenha aulas especiais com premiados cineastas nacionais e internacionais
  • Aprenda com uma equipe de professores que lhe dará atenção individual e o auxiliará no desenvolvimento da sua própria linguagem e visão como cineasta
  • Apresente seus filmes em mostras e festivais
  • Faça parte de uma comunidade de profissionais de cinema que o acompanharão, colaborativamente, por toda a vida.
Pré-requisitos:
*idade mínima de 17 anos completos;
*ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano do Ensino Médio;
*ter sido aprovado na seleção, realizada por meio de entrevista, caso o número de alunos inscritos seja superior ao número de vagas oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário